A indústria tem um papel fundamental na geração de empregos e desenvolvimento econômico das regiões brasileiras. E não é diferente na Região Norte, onde Tocantins e Pará se destacam como líderes na geração de empregos no setor industrial.
De acordo com o Ministério da Economia, Tocantins ocupa o segundo lugar no ranking de saldo positivo na geração de empregos da Região Norte, com mais de 11 mil novas vagas criadas em 2022. E grande parte dessas oportunidades está relacionada à indústria, que tem investido cada vez mais no estado.
Já o Pará lidera a geração de empregos na indústria na Região Norte, segundo dados divulgados pela Agência Pará. Em 2022, foram criados mais de 19 mil novos postos de trabalho no setor, impulsionados principalmente pela mineração, metalurgia e alimentos.
Esses números são importantes não apenas para o desenvolvimento econômico da região, mas também para os pequenos municípios, que muitas vezes dependem da indústria como principal fonte de empregos e renda.
Segundo a Gazeta do Povo, a indústria tem sido responsável por 37,8% das contratações em alguns municípios com menos de 20 mil habitantes.
Esses dados mostram a importância da indústria na geração de empregos e desenvolvimento econômico das regiões brasileiras. E, para manter esse cenário positivo, é fundamental que as empresas invistam em tecnologia e inovação.
É por isso que a Região Norte é referência no setor industrial do país!