Inteligência Artificial nas operações: O que a indústria 4.0 nos reserva?

Nos últimos meses, o assunto nas redes sociais e nas rodas de conversa é um só: A inteligência artificial e os seus impactos.

No mercado de manufatura, ainda mais com o avanço da indústria 4.0, esse tema é relevante e devemos ficar de olho no que o futuro nos reserva. Afinal, novas tecnologias, ferramentas, processos e sistemas virão e, quanto mais atualizada a sua companhia estiver, melhor para manter as operações funcionando e de maneira saudável.

Mas afinal, como a inteligência artificial pode chegar nas indústrias?

Além da conectividade entre maquinários, ferramentas e colaboradores, os algoritmos passarão a ser uma tecnologia extremamente interessante para as operações. Através de “machine learning”, que converte dados anteriores em capacidade de inteligência para a máquina, os próprios equipamentos serão capazes de detectar e resolver problemas automaticamente nos processos de fabricação. Isso significa que a própria máquina será capaz de otimizar os processos e garantir uma entrega pontual e precisa para os clientes com o mínimo de interferência humana.

Um outro ponto é que, através deste mesmo armazenamento de dados, gestores de projetos e executivos poderão prever uma série de coisas, como manutenção preventiva de maquinário, problemas na execução, além de poderem direcionar mais recursos e atenção para outros problemas presentes na operação.

Uma das soluções mais atualizadas que a Sandvik apresentou ao mercado, foi o CoroPlus® Machining Foresight. Resultado de uma parceria com a Microsoft.

A plataforma condensa: Informações da quebra da ferramenta de corte, Análise do uso da ferramenta de corte, Apresentação do estoque de ferramentas de corte, Análise do tempo de ciclo, Relatório de utilização da máquina-ferramenta, Visão geral do histórico da máquina-ferramenta etc;

No fim, os avanços tecnológicos impactam diretamente na segurança das operações, além de aumentar a produtividade e reduzir os custos. Porém, uma coisa é certa: só funciona se o projeto for completamente adaptado para isso.

A digitalização dos processos é uma mudança cultural profunda, que deve acontecer nos próximos anos, para a qual, temos que estar de olhos abertos e atentos, afinal, cada avanço pode representar o avanço ou o declínio das operações.

Para “navegar” nessa maré, conte com a Niarthec como bússola! Fale com nosso time para conhecer o CoroPlus® Machining Foresight.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *